segunda-feira, 3 de março de 2008

O Sol e a Lua

« Há muito tempo atrás, o Sol e a Lua andavam em constante guerra. O Sol queria que fosse sempre dia, para mostrar todo o seu brilho e luz. A Lua, por sua vez, queria que fosse sempre noite, para todos a poderem ver melhor.
Os animais e as plantas é que não estavam contentes com toda esta confusão: ora era dia, ora era noite, numa constante rotação!
As plantas só sobrevivem com a luz solar, enquanto que os animais necessitam, habitualmente, do dia para caçar e da noite para dormir.
Certo dia, o Sol e a Lua marcaram um encontro para tentar resolver este problema.
O Sol chegou primeiro, com os seus raios escaldantes, capazes de derreter tudo o que aparecesse pela frente, e perguntou:
- A Lua ainda não chegou? É que eu sou uma personalidade cheia de compromissos e não posso demorar!...
Depois chegou a Lua, numa rajada de cometa, e falou assim:
- Desculpa, Sol... mas estive ocupada a dar uma boa noite de sono a todos os animais da Terra...
- Pois, só sabes fazer isso... pôr toda a gente a dormir!- respondeu agressivamente o Sol.
- E tu, Sol cruel, que secas todas as terras e riachos, acabando com o alimento de muitos seres?
Esta discussão prolongou-se por longas e longas horas... A certa altura, interveio a Terra para tentar acabar com esta interminável discussão:
-Parem com a discussão! Tanto tu, Sol, como tu, Lua, são indispensáveis à vida na Terra, mas cada um tem que respeitar o lugar do outro...
Com estas simples palavras, carregadas de sapiência, a Terra pôs o Sol e a Lua a reflectir. Olharam-se e perceberam que tinham que acabar com aquela disputa sem sentido e dividir os dias amigavelmente. Cada um tinha um papel importante a cumprir, pois a vida na Terra só evoluiria se houvesse um equilíbrio entre eles.»
Afonso Ramos, 5º B

Sem comentários: