domingo, 26 de outubro de 2008

O Aniversário da Maria

Num belo dia de Primavera, à beira - mar, estava uma menina sentada na areia a desenhar, a Maria. A menina era filha de pessoas muito ricas,mas muito ausentes, por isso dava mais valor à forma de ser das pessoas do que ao dinheiro.
Maria era magra e tinha a pele macia e escura, como o luar de uma noite sem estrelas. Os seus olhos amendoados pareciam ter sido barrados com mel. Aparentava ser uma rapariga extrovertida, alegre e muito transparente nos sentimentos. Contudo, nesse dia, data do seu aniversário, toda a alegria desaparecera... A mãe dissera-lhe que o seu pai não ia poder comparecer à sua festa de anos por causa do trabalho. Maria nem queria acreditar, tinha sido trocada por uma resma de papel, uma secretária e um cadeirão. Sentia-se triste e só, e não parava de pensar,no caminho de regresso para casa, se teria feito algo indevido para ser preterida por uma reunião de escritório.
A grande festa de anos ia realizar-se na sua casa, mais propriamente na sala e no jardim. Num dos cantos da sala, podia ver-se uma pirâmide de presentes de todas as cores, feitios e laços possíveis. Ao lado, via-se uma mesa recheada de petiscos deliciosos, onde havia de tudo, doces e salgados. Tudo estava perfeito! Porém, Maria já não tinha aquele brilho nos olhos, nem um sorriso na cara, porque seria? Os seus amigos, que apreciavam bastante a simplicidade e honestidade do carácter deMaria, começaram a reparar naquela tristeza mal disfarçada. Decidiram que tinham de fazer alguma coisa. Foram, então, falar com a mãe da Maria e perguntar-lhe se podiam continuar a festa na praia, já que ela adorava aquele local. Mal conseguiram convencer a mãe da rapariga, logo se apressaram a espalhar a notícia e a preparar a grande surpresa. A festa foi um êxito, uma verdadeira sensação! Maria tinha adorado a sua surpresa e, com o passar do tempo, conseguiu aproveitar o dia, pois os seus amigos mereciam toda a atenção do mundo pelo carinho que lhe demonstravam diariamente.

Susana Moreno, 6º A

Sem comentários: