terça-feira, 8 de abril de 2008

O Sol e a Lua


«Num dia quente de Verão, o Sol nunca mais se punha e a pobre Lua já estava a ficar aborrecida.
A certa altura, resmungou:
- É melhor despachares-te, porque o teu horário já terminou. Eu também quero trabalhar!
- Espera um pouco, tem calma! As pessoas gostam tanto de mim... não posso ir-me embora! - exclamou a outra.
- Como sabes que as pessoas gostam mais de ti? - questionou a Lua.
- Como sei? Olha à tua volta... as crianças estão a brincar e a nadar, as pessoas andam a passear... quando tu chegas, já não há diversão.- disse o sol, apontando o que via à sua volta.
- Desculpa, tu não deixas descansar as pessoas e, quando eu chego, a família reúne-se e conta as novidades do dia.- afirmou a Lua, orgulhosa.
- Eu dou energia às pessoas! Por isso sou mais importante!
A Lua irritou-se e não respondeu às palavras do sol. Após algum tempo de reflexão, disse irritada:
- Respeita os mais velhos!!!
-Como sabes que és mais velha? - perguntou o Sol ainda encarnado.
De repente ouvem-se umas enormes gargalhadas da Lua que disse:
- Eu saio à noite e tu não!
O Sol não gostou do comentário e lá partiu para deixar a noite cair.»

Cláudia Pessoa, 5º B

1 comentário:

Anónimo disse...

Revela criatividade e um discurso bem articulado.
Parabéns!